×

aksmee portugal gate
,




lastvisits
visitor like
Search Engine


Dear visitor of the aksmee portugal gate , this topic Artigos destacados arquivo Aurora polar has been prepared and chosen. Information last updated on today 02/06/2022

Artigos destacados arquivo Aurora polar

last update since 23 Day , 15 hour
2 view

  Imagem:Polarlicht 2.jpg250pxrightthumbAurora boreal no Alasca
Uma aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, nome batizado por Galileu Galilei, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao Titã representante dos ventos Bóreas. Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.
O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.
A aurora aparece tipicamente tanto como um brilho difuso quanto como uma cortina estendida em sentido horizontal. Algumas vezes são formados arcos que podem mudar de forma constantemente. Cada cortina consiste de vários raios paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético, sugerindo que o fenômeno no nosso planeta está alinhado com o campo magnético terrestre. Da mesma forma a junção de diversos fatores pode levar à formação de linhas aurorais de tonalidades de cor específicas.
Leia o artigo completo...
 


The sections of the aksmee portugal gate are various worked to serve the visitor to make it easier for him to browse the site smoothly and take information. ... last modified today 02/06/2022





vision blog


aksmee