×

aksmee portugal gate
,




lastvisits
visitor like
Search Engine


Dear visitor of the aksmee portugal gate , this topic Alhazém has been prepared and chosen. Information last updated on today 04/06/2022

Alhazém

last update since 21 Day , 8 hour
3 view

  • Biografia
  • Contribuição científica
  • Método científico
  • Contribuição para a física do corpo humano
 
{{Info/Biografia
nome = Alhazém
imagem = Hazan.png
data_nascimento =
local_nascimento= Baçorá
data_morte = {{nowrap
local_morte = Cairo, Egito
nacionalidade = Iraquiano buída
Abu Ali Haçane ibne Haitão ( ), conhecido também pela forma latinizada Alhazém ( ), nasceu no ano 965 em Baçorá, agora Iraque e morreu em 1040 na cidade do Cairo. Físico e matemático persa. Pioneiro da óptica, depois de Ptolomeu. Foi um dos primeiros a explicar o fenômeno dos corpos celestes no horizonte.
Escreveu numerosas obras notáveis, pelo estilo e pelas observações sobre os fenômenos da refracção da luz, com especial incidência na refracção atmosférica ao nascer e ao pôr do sol.
Em seu Livro de Óptica ( ), publicado no início do , propõe uma nova teoria sobre a visão. Embora diferente do modelo atualmente aceito, essa teoria foi revolucionária para a época em que foi proposta e é vista como um passo importante para a compreensão da visão.
Outra contribuição importante sua foi para o método científico, Alhazém acreditava que uma hipótese devia ser provada por experimentos, seguindo procedimentos sistemáticos e que poderiam ser reproduzidos, assim já demonstrando similaridades do que hoje é considerado o método científico moderno, mais de mil anos atrás e séculos antes de Descartes..Sobhi Rayan. Analogical reasoning roots in Ibn al-Haytham's scientific method of research. International Journal of Computational Bioinformatics and In Silico Modeling, 2014.El-Bizri, Nader, "A Philosophical Perspective on Ibn al-Haytham's Optics", Arabic Sciences and Philosophy 15 (2005-08-05), 189–218
É considerado por muitos como o primeiro cientista, pelas suas contribuições na óptica, na astronomia, na física, na matemática, filosofia e pelo pensamento de que o conhecimento científico só seria alcançado através de uma postura cética por parte do pesquisador, que deveria comprovar suas hipóteses pelo uso de experimentos e que estes poderiam ser reproduzidos.
A UNESCO denominou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e homenageou Ibn Al-Haytham pelo milésimo aniversário da publicação do seu Livro de Óptica."1000 Years of Arabic Optics to be a Focus of the International Year of Light in 2015". Estados Unidos visitado em 04/07/2016

Biografia


Alhazém nasceu em 965 em Baçorá, na Pérsia Antiga e morreu em 1040 no Cairo. Pouco se sabe sobre a infância e a adolescência de Alhazém, mas ele fez parte de uma era em que a civilização muçulmana crescia intelectualmente de forma bastante considerável, com a criação de bibliotecas e escolas. Os primeiros estudos de sua vida foram dedicados ao estudo de religião. Contudo, Al-Haitham foi aos poucos tornando-se infeliz com seus estudos de religião e tomou a decisão de dedicar-se inteiramente à ciência, que ele achou muito bem descrita nos trabalhos de Aristóteles. Tendo tomado esta decisão, o resto de sua vida foi voltado ao estudo de Matemática, Física e outras ciências.
Já no Egito, foi contratado pelo califa fatímida Aláqueme Biamir Alá por sua ideia de controlar o fluxo do Rio Nilo por meio de construções, mas logo Alhazém percebeu que esta era um tarefa impossível. Alhazém, para se salvar de uma punição do Califa, se declarou louco e foi posto em prisão domiciliar pelo Califa, só sendo liberto depois da morte de Aláqueme. Totalizando 10 anos, foi neste período que ele escreveu the Kitab al-Manazir, o Livro de Óptica, e quando, segundo as histórias, teve a ideia da Albait Almuzlim, câmera obscura em árabe, ao ver um feixe de luz atravessar um quarto escuro e perceber que ele projetava a imagem de objetos do lado de fora na parede contrária, descobrindo assim que a luz viaja em linha reta.
Al-Haitham teria escrito cerca de 92 trabalhos, com apenas 55 deles ainda preservados.
Seu trabalho em sete volumes sobre Óptica, Kitab al-Manazir, é considerado por muitos como a maior e mais importante contribuição de Alhazém. Foi traduzido para o latim como Opticae thesaurus Alhazeni em 1270, por Roberto Grosseteste. O maior trabalho prévio em Óptica havia sido o Almagesto, de Ptolomeu, e embora o trabalho de Alhazém não tenha tido a mesma influência que o Almagesto, ainda assim é considerado como a próxima grande contribuição ao assunto, tanto que foi chamado pelos estudiosos europeus de o segundo Ptolomeu.

Contribuição científica


Método científico


O método de Alhazém dividia a pesquisa em 5 estágios:


  1. A pesquisa deve começar com as introduções e princípios do que se quer pesquisar, definindo o problema e todos os estudos e conhecimentos que fosse possível sobre o que estaria sendo pesquisado, ao invés de logo começar com o experimento;

  2. O segundo estágio é a dedução e o estudo do todo por meio das partes;

  3. Depois da separação das partes para o estudo do todo, são então vistas as particularidades das partes, para separá-las em categorias;

  4. Definir o que é relevante para a discussão e examinar isso em relação aos resultados do experimento;

  5. Analisar e criticar a hipótese para chegar à verdade. Essa análise leva a hipótese a ser mais resistente e mais perto da verdade.



Contribuição para a física do corpo humano


Alhazém também contribuiu para o estudo do corpo humano, devido sua teoria sobre a visão. Por meio dela, propôs que a visão ocorre através da luz e das cores que se espalham em linha reta, para todos os lados, a partir de cada ponto da superfície dos objetos, e atingem o olho, nele produzindo uma réplica bidimensional do que percebemos. Em seu Livro de Óptica, explicou que a luz e as cores produzem efeitos no olho: uma luz muito brilhante (como a do Sol, ou a luz solar refletida por um espelho) pode produzir dor e dano a esse, assim como luzes brilhantes que o atingem acarretam em consequências de certa duração - ao olhar para um lugar escuro depois de observar um corpo branco brilhante, a visão não é nítida durante algum tempo - e, também, objetos coloridos produzem efeitos temporários nos olhos.
A abordagem de Alhazém é fortemente experimental e ele manteve praticamente a mesma descrição do olho que havia sido apresentada por Galeno ( ) e outros autores antecessores. Porém, é necessário frisar que sua teoria não é aceita atualmente, apesar de sua importância para a compreensão do processo visual, uma vez que teve grande influência na Europa, pois Johannes Kepler (1571-1630) propôs as bases da teoria da visão que ainda é utilizada.
Categoria:Engenheiros do Iraque
Categoria:Físicos do Iraque
Categoria:Matemáticos do Iraque
Categoria:Matemáticos do século X
Categoria:Matemáticos do século XI
Categoria:Escritores do Iraque
Categoria:Filósofos islâmicos
Categoria:Astrônomos do século XI
Tags: Alhazém
 


The sections of the aksmee portugal gate are various worked to serve the visitor to make it easier for him to browse the site smoothly and take information. ... last modified today 04/06/2022





vision blog


aksmee